Portaria Virtual: uma opção inteligente para
segurança remota em portarias de condomínios
Ao contrário do modelo tradicional, que conta com porteiros presenciais alocados no condomínio, a portaria virtual centraliza uma equipe para gerir a portaria de forma remota. Na prática, essa equipe centralizada será responsável por abrir e fechar os portões de acesso ao condomínio e as garagens, autorizando a entrada e saída de pessoas sempre que necessário.
Isso será feito à distância, através de avançadas tecnologias de comunicação, como sistemas de vídeo monitoramento, interfones de alta qualidade e aplicativos especializados. A equipe de segurança remota possui um papel fundamental, atuando como uma espécie de “olhos virtuais” que vigiam o local de forma contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Portarias de condomínio: como funciona a portaria virtual?
Para assegurar a efetividade do serviço de portaria virtual, são utilizados alguns equipamentos, como:
-
Sistema de controle à distância:
fundamental para que o operador na central possa abrir e fechar portões, proporcionando acesso aos moradores e visitantes. Funciona de maneira semelhante a um controle remoto, conectado ao sistema de internet ou telefonia. -
Conectividade via internet e telefonia:
a comunicação é algo vital para o bom funcionamento da portaria virtual. Por isso, esse sistema conta com uma conexão confiável de internet e também de telefonia, para caso ocorram problemas na rede. -
Sistema de Câmeras:
câmeras que transmitem áudio e vídeo via internet são fundamentais para uma comunicação eficaz entre o condomínio e a central de atendimento. -
Gerador de energia:
um sistema essencial em casos de queda de energia, garantindo a operacionalidade contínua. -
Cerca elétrica:
contribui para manter pessoas não autorizadas afastadas das áreas internas do condomínio. -
Biometria:
um sistema de controle de entrada e saída de moradores que também é amplamente utilizado em caixas eletrônicos, academias, entre outros. -
Botão de pânico:
um recurso vital para acionar rapidamente a central de segurança remota em situações de emergência.
Para quais condomínios a portaria virtual é indicada?
Quanto custa o serviço de portaria virtual e como é feita a cobrança?
Vantagens e diferenciais da portaria virtual em portarias de condomínios
Fora do horário comercial, por questões de segurança, não será permitida a entrada para a entrega de itens como pizzas, flores e outros produtos.
Portanto, a entrega somente será concluída após a confirmação do recebimento pelo condômino na portaria.
De forma alguma será permitida a entrada de indivíduos no condomínio sem a prévia autorização do condômino ou síndico, a menos que estejam acompanhados por funcionários designados pela RVA Security para esse propósito. Neste caso, a entrada é permitida.
Conforme mencionado anteriormente, a portaria virtual oferece comunicação em tempo real com a central de monitoramento, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
No entanto, para acessar o interior do condomínio, todos os condôminos devem ser previamente cadastrados no sistema, incluindo dados pessoais e pelo menos uma foto, proporcionando ao condomínio controle sobre data e horário de acesso. Além disso, vídeos registrarão a passagem de qualquer pessoa pela portaria, assim como o processo será aplicado às pessoas autorizadas.
Antes de obter acesso, será necessário realizar o cadastro e, especialmente, receber autorização para entrar em qualquer área do condomínio. Nossos operadores, localizados na central de monitoramento, são altamente treinados em identificação de situações de risco, incluindo a capacidade de contatar as autoridades em caso de necessidade. Nossas gravações ficarão arquivadas por 90 dias.
Não deixe de integrar a portaria virtual ao seu futuro. Escolha a RVA Security como sua empresa de portaria eletrônica.
Como Funciona o Sistema de Detcção?
A portaria remota é uma tecnologia disponível no mercado que substituir as funções de um porteiro, como o controle de acesso de moradores, cadastro e liberação de visitantes e prestadores de serviços monitoramento de câmeras e alarme.
Essa solução torna possível o monitoramento à distância de quem entra e sai do condomínio.
A portaria remota existe há alguns anos nos condomínios brasileiros e.
Preocupação
Instalação
Segurança
Contratação
Configuração
Preocupação
Instalação
Segurança
Contratação
Configuração
Mas afinal, qual a diferença entre Alarme Monitorado e Monitoramento de Alarmes 24 horas?
Tanto a portaria remota como a portaria remota efetuam o controle de acesso ao
condomínio à distância por meio de uma central de monitoramento 24H, onde o processo de liberação e autorização
de moradores, visitantes, funcionários e prestadores de serviços é feito por atendentes que estão atentas ao monitoramento
e repassam suas informações para o morador para poder haver (ou não) a liberação do visitante.
Os moradores geralmente tem acesso pela portaria remota através de tags ou cartões eletrônicos, bem como a biometria em alguns casos. Depende do que o condomínio escolher como sendo a melhor opção o controle de acesso para os moradores.