COMO FUNCIONA?
A portaria virtual é um sistema de gerenciamento de portaria à distância.
A principal característica é a ausência do porteiro no local, já que a identificação da entrada de visitantes é feita através do interfone e câmeras de segurança.
Já os moradores são liberados com uso de biometria e/ou cartão magnético.
Tudo é monitorado por vídeo pelos operadores que ficam na central de atendimento da empresa contratada.
VANTAGENS
A principal vantagem é a redução do custo de mão-de-obra, o que significa uma boa economia na folha de pagamento dos funcionários do condomínio.
Podendo chegar a 60% de economia em folha – nada mal, não é mesmo.
Assim o condomínio pode investir o dinheiro em outras melhorias internas.
Além disso, o condomínio ganha com a redução dos processos trabalhistas, já que todos os condomínios já sofreram com isso.
Outra vantagem é a segurança. O controle de acesso fica bem mais rigoroso, na entrada principal ou no portão da garagem, com monitoramento 24 horas feito pelas câmeras de segurança instaladas no local.
A de entrada de pessoas autorizadas ficam gravadas no sistema. Isso garante melhor controle da circulação de visitantes e condôminos.
O risco de assaltos diminui bruscamente, já que o porteiro é a primeira pessoa a ser rendido na hora da invasão.
Se não tem porteiro, não há ninguém para enganar e render, principalmente na parte da noite e na madrugada a dentro.
Os Poréns
Ainda há necessidade de ter ao menos 1 pessoa no horário comercial, para poder receber encomendas, por exemplo. Mas é bem melhor do que ter 3 porteiros (ou mais) para alternar entre os turnos.
É daí que vem a economia. Ao invés de ter de 3 a 4 porteiros, precisará apenas de 1, durante o horário comercial.
Podem ocorrer falhas tecnológicas: como em qualquer coisa que seja digital ou eletrônica. Falhas a contecem.
Quando acontecer, basta ligar para a central de atendimento e avisar o que está acontecendo. A empresa responsável irá fazer a manutenção do equipamento.
Só podem ser implementadas em condomínios com uma portaria só: em condomínios de grande porte, com mais de uma portaria e diferentes entradas de garagem são mais difíceis para a implantação do sistema e podem prejudicar o bom desempenho do sistema, além de poder ter um custo maior.
Outro ”porém” é a ocorrência de quedas de energia ou sinal de Internet.
É importante levar em consideração a empresa contratada e verificar se a prestadora do serviço oferece geradores para garantir a continuidade do funcionamento do sistema.
Quanto a internet, hoje existe os nobreaks que garantem o funcionamento da internet, mesmo em queda de energia no local onde foi implantado a Portaria Virtual.
Esse dispositivo é alimentado a bateria e é capaz de fornecer energia elétrica a um sistema por um certo tempo, em situações de emergência, como quedas de energia da rede pública.
E claro, existem custos envolvidos com a implementação da estrutura, mas nada que não valha a pena a longo prazo!
Se quiser saber ainda mais sobre a PORTARIA VIRTUAL, entre em contato ou peça um Orçamento, aqui na RVA o orçamento é Grátis!
Acompanhe a RVA!
Siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades.
Facebook: https://www.facebook.com/rvacampinas/
Instagram: https://www.instagram.com/rvasecurity/